sexta-feira, 6 de junho de 2014

PATRIOTAS???

Eu até achei legal quando soube que a copa do mundo seria aqui. Não tinha motivo nenhum para achar ruim. Isso por que ignorantemente, ou ingenuamente não me ocorreu nenhum pensamento naquele momento de que os cofres públicos seriam depenados de maneira ridiculamente absurda para sustentar esse evento, que de fato, é incrível. Meu desagrado não é com a copa em si (sinceramente estou cagando pra ela!), mas sim com esse excesso de importância e desse pseudopatriotismo que surge apenas quando tem copa. Depois não se vê bandeiras e nem amor a pátria nas janelas, nos carros, nas quadras e nem nas ruas. 
O Brasil não é um punhado de terra, de areias e árvores. O Brasil é um POVO, cuja maioria passa fome, necessidade, privação de escola, de saúde, de DIGNIDADE. O Brasil é o seu povo, ignorante, que seja, suas crianças prostituídas no nordeste, suas empregadas domésticas, seus vendedores ambulantes, suas mães desesperadas nos hospitais, seus professores com salários de fome, seus índios exilados... Isso é o Brasil, além das outras coisas. E como não há beleza na fome, na pobreza, no desespero dos segregados, não há patriotismo e nem bandeiras hasteadas para esse Brasil. É melhor iludir-se com o ideal: Brasil, país do futebol, e esperar para enfeitar a varanda de quatro em quatro anos para demonstrar o orgulho de ser Brasileiro. Orgulho???? Orgulho de ver onze machos suados correndo atrás de uma bola pra conseguir chutar na rede???? Vejo muitos suados correndo atrás de um ônibus sem nenhum aplauso! Vejo pessoas do serviços gerais do meu trabalho que acordam às 4 da manhã pra ir trabalhar pra ganhar um salário mínimo (de fome) e sustentar três filhos. Vejo isso enquanto muitos muitos colocam uma bandeirinha de quatro em quatro anos no carro e dizem que tem orgulho de serem brasileiros. Eu amo o Brasil, sua natureza e seus vários aspectos culturais que constituem a minha identidade.. E eu gostaria muito que meu país tivesse a qualidade de vida de um primeiro mundo. Com escolas e hospitais minimamente decentes. Com certeza eu sou patriota e não preciso protestar no dia da copa e tampouco torcer pros machos que correm atrás da bola pra provar isso. Me entristece ver tantos discursos criticando a copa e os protestos se o problema está nessa cultura de inércia da maioria das pessoas. Não adianta pedir protestos nas urnas. A maior parte da população brasileira teve educação péssima ou deficitária, quando teve. A maioria é intelectualmente desfavorecida para fazer análises críticas que resultem em um movimento consciente nas votações. A maioria está muito ocupada se sustentando e não dão conta nem da própria vida, dirá de fazer pesquisas políticas para discernir em quem votar. Nem eu, que estou todos os dias lendo e acompanhando as notícias tenho ideia pra onde ir nas eleições! Dirá os brasileiros que malemá jantam.
Sei que o exemplo é meio infantil, mas se meus irmãos estivessem doentes, eu não conseguiria curtir festa nenhuma. Ainda mais se o dinheiro usado para ela fosse roubado.

Nenhum comentário: