terça-feira, 28 de outubro de 2014

Interpretação dos sonhos



Gostaria de compartilhar algumas ideias a respeito da interpretação dos sonhos.
Não é novidade que sou admiradora da psicanálise e que pretendo me aprofundar nesse assunto. Atualmente estou lendo o livro de Freud, A interpretação dos sonhos, e estou achando interessante e curioso. Caraca, tudo tem a ver com sexo! É claro que a abordagem Freudiana da sexualidade não é algo simplista e preconceituoso. O buraco é mais embaixo.
Meu interesse, é claro, perpassa meus próprios sonhos! Sim, até por que um bom psicanalista, pelo menos do ponto de vista da psicanálise deve no mínimo ser capaz de interpretar os próprios sonhos. Além de outras coisas, é claro!
Tenho sonhos muito interessantes. Muito mesmo. E normalmente sou capaz de interpretar a maior parte deles. Pelo menos eu acho!
A psicanalise, embora seja interessantíssima, pra mim, por não contemplar a espiritualidade, me parece estar aquém das possibilidades de interpretação dos sonhos.  Costumo considerar aspectos que vão além das análises contidas nos livros sobre psicanálise que leio. Ainda estou muito longe de ser uma psicanalista, mas como uma curiosa leitora, ando dando umas boas tacadas. Mas prefiro considerar que não sou uma estudante de psicanálise que considera a espiritualidade e sim uma estudante da espiritualidade que considera a psicanálise.
Findadas as justificativas, prossigo com o compartilhamento das minhas impressões sobre a leitura deste livro.
Primeiramente, ele explica que os sonhos são manifestações simbólicas de sentimentos e emoções latentes, mal resolvidas, ou intensas que o inconsciente projeta na mente a fim de que sejam de alguma maneira confrontados pela consciência. E se manifestam por meio de símbolos justamente por que não chegaram ao nível da consciência. Além disso, acrescento que os sonhos podem ser também, a representação simbólica de alguma experiência vivida na espiritualidade durante o sonho. Afinal, acredito na projeção astral e na possibilidade de interação com outros planos espirituais e outras pessoas também.

Certa noite sonhei que saia do corpo, volitava sobre montanhas acompanhada por alguém (supostamente um guia) para receber um aconselhamento de alguém sobre questões que levei para cama na hora de dormir. Depois que ouvia os aconselhamentos, que não me lembro quais eram, eu voltava pra casa volitando e acordava dentro do próprio sonho. O mais interessante é que esse foi um sonho muito lúcido, ou seja, eu sabia que estava sonhando o tempo todo e embora não me lembre do que a pessoa me dizia, me lembro de perguntar a ela: Será que vou me lembrar disso quando eu acordar???

Esse foi um dos muitos sonhos que considero experiências espirituais. Foi bastante intenso e significativo pra mim. 

Bem diferente de um outro sonho que tive recentemente, em que eu estava em uma sala de aula como aluna, e uma professora preparava uma festa de aniversário com muitos doces para o filho dela que também era aluno dessa mesma escola. No sonho eu salivava para comer os doces.
Dentre os muito símbolos que esse sonho manifesta, ficou claro pra mim a representação do doce, como o afeto. O doce simboliza o prazer. Quando comemos doce sentimos prazer. Mas o prazer no paladar, ou seja, na boca. A boca, do ponto de vista Freudiano, pode simbolizar o órgão sexual feminino também, ou o útero! Mas calma que não é tão simplista assim. Nesse caso, o prazer é sexual, mas não necessariamente. Precisa combinar com os demais aspectos. Ainda tem a mãe, a escola e o filho pra encaixar no contexto como se fosse um quebra cabeça. Não vou explicar cada símbolo, pois seria muita exposição da figura, mas cheguei à conclusão, (explicando por alto), que esse sonho foi a manifestação de um desejo de prazer infantil que não sinto ter nesse momento e também não me permito ter. Pois no sonho eu não comia os doces, pois me preocupava com a lactose (que sou intolerante). Os sentimentos que manifestava no sonho era de desejo de comer os doces quando a minha boca salivava, ou seja, o desejo de prazer ao satisfazer os impulsos da libido (tesão pela vida e pelas experiências), mas impedida por um fator biológico, no caso, intolerância à lactose. A mãe e o filho eram facetas de mim mesma. Oferecer doces ao filho em uma celebração... Conseguem deduzir o que pode significar? Quem em conhece saberá!

É interessante como a sociedade se manifesta por meio de símbolos e tanta gente ainda ignore a relevância deles na nossa concepção de realidade. Tudo é símbolo! Não enxergamos nada tal como é, tudo é símbolo e representação.
O maravilhoso universo dos sonhos é um caminho para compreender melhor o ser humano e suas questões internas. Mas para isso é importante traduzir os símbolos que cada um concebe.

Freud não é determinista na significação deles. Sua abordagem exige mais discernimento acerca as possibilidades de construção de imagens e significados de cada ser humano e sua realidade.
Aos poucos pretendo compartilhar algumas interpretações interessantes minhas e do próprio livro.

Até breve!

Nenhum comentário: