terça-feira, 17 de maio de 2011

Um pouco de Recursos Humanos

Como o líder contemporâneo deve utilizar-se do conhecimento, da informação e da tecnologia para obter vantagens competitivas.

Estamos na era da informação, no know-how, das mudanças rápidas. O conhecimento é o recurso mais valioso na corrida competitiva entre as empresas e entre as pessoas no mercado de trabalho.

Perde-se tempo quando acredita que o conhecimento teórico acumulado é o suficiente. O conhecimento é necessário, certamente, mas a parte fundamental é como é gerido esse conhecimento e como é utilizado e compartilhado. É importante saber quais são os frutos e os resultados, ou seja, as ações provenientes desse conhecimento.

Saber gerir o conhecimento em prol dos objetivos é o grande desafio dos profissionais do século XXI. E não é um desafio qualquer, visto que depende de diversos fatores como localidade, área de atuação, as relações, as ambições, objetivos...

É necessário que primeiramente exista a ambição de querer algum resultado para se situar entre tantas possibilidades. 

A tecnologia é um recurso de fácil acesso e proporciona infinitas possibilidades de aprimoramento. 
Para obter vantagens competitivas, por meio desse recurso, é necessário que haja disposição e interesse de quem deseja aprimorar-se e adquirir o produto conhecimento.

O desenvolvimento e o conhecimento são compartilhados de todas as partes e de diversas maneiras, com diversas linguagens e metodologias. E o profissional que se aproveita dessa gama de informações está mais atualizado e possui mais chances de se desenvolver como profissional. 

Ignorar os benefícios que a tecnologia da informação traz para o desenvolvimento profissional é o mesmo que fechar os olhos para o que acontece diante do nariz. 

É preciso desapegar-se um pouco do método tradicional de aprendizagem, pois está relativamente ultrapassado, embora ainda exista fortemente e muitas pessoas não consigam se imaginar fora desse padrão, e abrir os olhos para a janela do mundo que é a internet e todas as suas possibilidades. 

A informação atualizada e o conhecimento compartilhado por meio das redes são excelentes “colaboradores” para a atuação do líder contemporâneo dentro das organizações. O líder que promove o desenvolvimento da equipe necessita possuir a autonomia de acessar esse banco de dados instantâneo a qualquer momento, ante qualquer necessidade que identifique. Embora esse processo de identificação dependa em grande parte do conhecimento acumulado e da experiência pessoal individual.

Entretanto, o líder antenado se antecipa, toma ações preventivas, se organiza utilizando metodologias que muitas vezes acabou de conhecer e toma decisões sempre olhando para todos os lados ao invés de embasado em apenas alguns conceitos teóricos. 

A era industrial, já passou! . Não basta apenas ter um diploma e estagnar ao pendurá-lo na parede. O conhecimento adquirido está sempre incompleto, é insuficiente, e com isso a busca do conhecimento é infinita e necessária a quem deseja ter alguma vantagem perante dos demais. O momento é dos profissionais que sabem onde encontrar a informação que desejam, e necessitam, rapidamente e não titubeiam em tomar decisões. O momento é dos profissionais que sabem o que sabem e principalmente o que não sabem, pois significa que já identificaram suas necessidades de aprimoramento.

Aline Sorrentino