segunda-feira, 23 de maio de 2011

Mais um pouco de RH

Inteligência Emocional



A importância da inteligência emocional no trabalho em equipe.

A Inteligência Emocional é importante em todos os aspectos da vida de um indivíduo, seja no âmbito pessoal ou profissional. Não é possível trabalhar com a inteligência emocional em apenas um desses âmbitos.
É importante para todas as pessoas compreender bem o que é Inteligência Emocional e o motivo da necessidade de desenvolvê-la constantemente.
Pode-se dizer que é a capacidade de lidar com situações de conflito sem perder o objetivo e o foco e a capacidade de conhecer a si mesmo num processo de investigação e análise, tomando decisões e fazendo escolhas conscientes ao invés de movidas apenas pela emoção.
O líder, no relacionamento com sua equipe, lida constantemente com situações que exigem a Inteligência Emocional. É um requisito fundamental para maximizar o rendimento do trabalho em equipe, uma vez que os conflitos geram ricas discussões e excelentes descobertas, porém, se mal administrados podem gerar prejuízos no processo de criatividade e não rendimentos no trabalho em equipe.
O profissional que não procura desenvolver a inteligência emocional tem dificuldades de enxergar a si mesmo como pessoa e como profissional, confundindo os papeis que deve desempenhar dentro e fora da organização e deixando de aprimorar o trato nas relações interpessoais.
Qualquer trabalho, para ser realizado em equipe, necessita da cooperação e do compartilhamento de informações e experiências que constituem o indivíduo em particularidades que para serem bem compartilhadas necessitam ser bem administradas para não haver lacunas na comunicação e no direcionamento.
Isso significa que se o indivíduo possui uma vasta experiência no tipo do negócio e nenhum equilíbrio emocional, terá dificuldades para expressar e compartilhar seu conhecimento em prol do trabalho coletivo sempre que necessitar trabalhar em equipe, formando uma parte do todo.
A não ser que a equipe possua uma liderança equilibrada, o risco de conflitos determinantes pode comprometer o sucesso da realização dos processos.
A questão chave do trabalho em equipe é o todo formado com a união das partes para o alcance de um objetivo, ou seja, quando existe um foco.
O desequilíbrio emocional ocasiona a perda do foco. E esse é o momento em que uma das partes deixa de agir com foco no objetivo final, para agir de acordo com seu interesse ou emoção, sendo que isso nem sempre ocorre de maneira intencional, pois quase sempre nem mesmo é percebido.
Pressupõe-se que o objetivo de cada parte é o alcance de um mesmo objetivo final e se a compreensão desse ideal fosse o suficiente para o sucesso, não haveria tantos conflitos e contradições nas organizações.
Cabe a cada indivíduo orientar-se para a auto-descoberta e análise de suas atitudes para o conhecimento de si mesmo. Não é possível esperar que se desenvolva o trabalho em equipe de um determinado grupo se não pensar no desenvolvimento de cada parte, ou no mínimo de um líder consciente e com inteligência emocional bem disposto a lidar com os conflitos alheios.