sábado, 5 de março de 2011

Conhece-te a ti mesmo (Sócrates)

Não sei se todos sabem, mas sou estudante de Gestão de Recursos Humanos. É um curso muito rico e recomendo para quem gosta de lidar com pessoas e também (aliás, principalmente) para quem não gosta de lidar com pessoas. No meu caso, eu amo! 
Estou postando aqui - na aba Recursos Humanos- alguns textos que escrevo para a faculdade. Todos são embasados em conceitos teóricos e regados com uma boa dose de mim mesma. 
... pois é... hoje me lembrei da teoria de um amigo (não sei quem criou) que diz que cada pessoa busca em sua profissão resolver algum problema pessoal. Será?
Por exemplo, quem escolhe fazer fonoaudiologia, de acordo com essa teoria, possui algum problema na fala ou tem algum parente que tem problemas na dicção. Do mesmo modo quem faz psicologia, busca na verdade compreender a si mesmo de maneira profunda e intensa. E os médicos certamente possuem algum parente doente e fizeram medicina para cuidar dessa pessoa. 
Eu não sei não! 
Penso então: Qual será o motivo oculto que me motiva a estudar gestão de RH? Será que é por que na maioria das vezes tive péssimos gestores desprovidos de qualquer procedimento técnico em suas atitudes? Ou será que quero aprender a gerir a mim mesma ou "as mins mesmas"?
Por que tenho que confessar, que gerir a si mesmo é a tarefa mais difícil desse processo. É como gerir uma equipe de pessoas completamente diferentes. É ter que se dar conta de cada ato, impulso, ação e reação, analisando a origem, os motivos, as consequências, os prós e contras de cada suspiro. Quase neurose. Porém, necessária.
Um profissional de RH não pode agir ao bel prazer de seus impulsos e caprichos. Deve aprender a ponderar e policiar-se, premeditando ao máximo o resultado que almeja em suas ações. Até que isso desenvolva a inteligência emocional. 
Tarefa fácil??? Faciiinnn... Isso não ensinam em nenhuma faculdade. 
Isso se aprende com os hematomas que a vida deixa.