sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Life Coaching

Olá!
Finalizei a minha segunda formação em coaching.
Experimentei dois estilos e nesse momento acredito que já posso tecer alguns comentários e impressões sobre ambos.
Ok. Pretendo iniciar minha atuação como coach no mês de fevereiro, que é mais ou menos quando vou terminar meu "estágio". Depois explico melhor.
Então, minha primeira experiência de formação em coach foi com o coach ontológico. Como o próprio nome ontológico sugere, o coach ontológico trata do ser como SER. É interessantíssima essa abordagem e o conhecimento é totalmente voltado para uma auto consciência profunda.
O Life coach, entretanto, possui uma dinâmica muito voltada para a ação e resultados. O que não propõe exercícios tão intensos acerca da dinâmica do SER, entretanto, exige do coach a maturidade e a capacidade de leitura.
Em matéria de eficiência, me identifiquei mais com o Life Coach, todavia tenho certeza que não posso falar por todos. Embora eu tenha uma artéria filosófica e uma busca incessante pelo auto conhecimento, acredito que esse processo tenha que ser do tipo que flui... Com isso quero dizer que não me identifico com um processo de tomada de consciência que ocorre de forma muito drástica, intensa, rápida...  É possível que a pessoa não saiba lidar com seu novo nível de consciência.
No meu ponto de vista, tudo que acontece como um processo, deve respeitar o tempo de cada um e o tempo de cada processo. Seria como eu matricular minha filha em uma escola, cujo ano letivo dura, cada um, um mês. Aos 4 anos ela completaria a oitava série sem ter tempo para amadurecer cada coisa.
 
Uma frase que ficou, de minha última formação, foi a de um colega da turma (Paulo Marquês): "Coach não é que nem mamão, que se embrulha no jornal e em dois dias está maduro".
Tudo é processo e cada processo requer seu tempo.
 
Enfim, minhas experiências foram bastante enriquecedoras.
Tudo que aprendi me servirá (e muito) embora tenha optado pela linha do Life Coach. Compreendi que para o processo ser efetifo, não necessáriamente o coachee tenha que tomar consciência de tantas coisas. Pois o coach é um processo que permite ao coachee, possuir o objetivo que quiser, e pode ser que se tornar auto consciênte de sua existência de forma plena não seja o objetivo.
 
Como coach me comprometi a experimentar ideias que possam servir como objetos de pesquisas e estou interessadíssima em iniciar uma pesquisa no campo da metafísica e da ciência da religião, para, quem sabe, desenvolver e criar novas linhas de coach. Ainda estou na parte da ideia, mas em alguns anos espero ter progredido.
 
Ainda continuo sendo eu, mas em uma versão melhorada, pós coach.
 
POR QUE RECOMENDO O LIFE COACH
 
O life coach te coloca novamente nas rédeas da sua vida.
Está se sentindo meio perdido? Meio: "deixe a vida me levar" sem gostar desse destino que a vida está levando? Quer mudar resultados sempre obtidos mas não entende por que não consegue? Quer conquistar novos objetivos, mudar de rumo na vida, construir novos relacionamentos?
O coach é a pedida para tudo isso e muito mais.
 
Com um processo motivacional, voltado para resultados, te coloca como protagonista da própria vida e exercíta essa gestão de si mesmo melhorando sua atuação em diversas áreas de sua vida e em sua relação consigo mesmo. Os resultados disso tudo não podem ser muito diferentes de uma vida mais plena e feliz.
Afirmo com certeza que o processo é eficiente e faz transformações incríveis na realidade.
 
E por hoje é só.