sábado, 11 de janeiro de 2014

Fantasmas



Hoje o dia é para falar sobre os fantasmas da existência. O que penso que sejam e como entendo que funcionam.
Há todo momento criamos fantasmas e convivemos com eles. Significam nossas experiências dolorosas, nossas lembranças tristes, nossos medos e inseguranças.
As experiências dolorosas ficam marcadas em nossa memória afetiva como tatuagens. Elas se configuram por meio de nossos medos de maneiras inimagináveis.
A maior parte dos nossos medos é desconhecida por nós mesmos e se manifesta de uma maneira que nem sequer supomos. É o que Freud chamaria de “manifestações do inconsciente”. Krishnamurti chamaria de condicionamento, que nada mais é do que um modelo inconsciente não percebido pelo ego, e Augusto Cury chama de janelas killer, que significam uma crença estabelecida a partir de uma experiência significativa, que desencadeou algum modelo de comportamento. Poderia citar Lao Tse, Osho, Masaharu Taniguchi e outras personalidades que falam sobre a mesma coisa, cada qual a partir de uma ótica específica.
Eu gosto de chamar de fantasmas. Um fantasma é alguém morto que volta para estar com os vivos, assombrando, perturbando e querendo estar no tempo errado, se recusando a permanecer no passado.
Mas nesse contexto simbólico, esses fantasmas representam algo que não conseguimos deixar morrer, uma experiência que não superamos e que alicerçou algum padrão conflituoso em nós.
Todas as vezes que nos deparamos com alguma situação de conflito interno, devemos procurar observar a motivação que existe em nós para gerar o conflito. A motivação normalmente se manifesta no desejo. O conflito só existe quando existe desejo. Se não há desejo, não há conflito. E quem deseja é sempre o ego. O “eu” deseja tudo, projetando a satisfação no objeto. Antecipando um prazer idealizado na figura ou cenário almejado.
Mas não condenemos o senhor Desejo. Ele é o responsável por tirar o homem da inércia. É o desejo, o impulso, a necessidade. Se não houvesse nada disso, o homem sucumbiria a própria existência.
O desejo existe justamente para gerar conflito e com isso experiências, que por sua vez geram mais conflitos, que geram amadurecimento e libertação do desejo. Parece tão contraditório. Paradoxal, diria! Mas o que é a existência se não algo somente e extraordinariamente paradoxal?
A diferença é que saímos de um estagio de não desejo ignorante, no sentido próprio da palavra mesmo, para um sentido de não desejo consciente. Atenção à palavra consciente. O que ela quer dizer: Com ciência. Estar ciente, saber. Não basta ser uma pedra e não ter consciência de que se é uma pedra e que existe. Uma pedra não pensa que é uma pedra (ao menos não sabemos disso). Não sabemos nem mesmo se um animal como um cachorro, ou uma vaca pensa em si como um cachorro ou uma vaca! Tanto pensamos que eles não pensam, que elegemos alguns deles para comer apenas por prazer. O ser humano tem consciência de que é um ser humano e se autodefine de várias maneiras. Também se descobre como indivíduo biológico e espiritual. Questiona-se sobre a própria existência e contempla suas dimensões material e transcendental – racional e emocional. Mas nunca sabemos onde, exatamente, está a linha que separa cada dimensão. Nossas conjecturas humanas são, de tal forma, superficiais, que não passam de elucubrações. Ainda há tanto a se saber sobre o que se há pra saber!
A mente funciona como um grande computador processando todos os comandos que lhe foram programados. Muitas vezes uma programação causa extremo conflito e o conflito gera angustia, a angustia gera dor e a dor gera movimento, que por sua vez gera mudança, que promove a experiência, que vira conhecimento e por fim evolução – não necessariamente nesse dinamismo.
Eu poderia citar a harmonia pré-estabelecida para explicar como vejo a parte da direção, (do rumo do processo) mas já me alonguei demasiadamente nesse post. Tenho que deixar assunto para a próxima.  
Por hora permaneço mais restritamente no assunto dos fantasmas. Quando eles nos assombram, devemos confrontá-los. Perguntar o que querem resolver e por que ainda estão ali. E sem ditadura devemos apresentar as novas “regras” do momento presente. As regras do aqui e agora devem ser estabelecidas sempre no aqui e agora. O agora é o ponto do poder. Não precisamos seguir regras internas estabelecidas em algum momento do passado com base em alguma experiência mistificada, que não existe mais.
Lembro-me bem de um momento da minha vida que me dei conta de que seguia uma regra estabelecida em algum outro momento insignificante da minha infância. E foi exatamente como quem não quer nada que me dei conta de que eu não era obrigada a permanecer em nenhum ambiente em que me sentisse hostilizada. Seja de que maneira fosse. Mesmo que essa hostilidade fosse imaginada, mesmo que fosse reflexo de algum complexo infundado, mesmo que fosse apenas uma impressão equivocada. Nesse dia eu estava na Itália. Tinha ido tentar uma vida melhor, mais abundante, digamos assim! Abundante de recursos, de vivências, de experiências... Sem me alongar, passei por poucas e boas para viver dignamente naquele país estrangeiro. E ao pensar no Brasil, lembrei-me de alguns momentos de minha infância e de toda uma história vivida na casa de meu pai, lugar onde sempre me senti inadequada, indesejada e hostilizada e naquele momento decidi que ao voltar para o Brasil não mais o visitaria e nem mesmo permaneceria em qualquer outro lugar em que me sentisse daquela maneira. Devem estar pensando no quão óbvia foi essa escolha. Mas é preciso sabedoria para enxergar o óbvio da própria vida. Temos preguiça e medo de ver o óbvio, pois os clichês e as sabedorias populares são tão mais fáceis e nos “respalda” sempre.
Devo continuar em outro momento, devido o horário. São 3:55 da manhã. Prometo voltar e concluir.