sábado, 18 de fevereiro de 2012

Psicanálise e Coaching


É.. eu sei que faz um tempo que não posto nada aqui.
Pois é... é a falta de tempo.

Mas sabe aquela correria que todo mundo reclama por estar? Pois então!
Aliás, as vezes tenho a impressão de todas as pessoas do planeta vivem apressadas e cansadas e atribuladas de compromissos. É, século XXI, você veio com toda ira levar o ser humano aos limites da sanidade.
Não é por nada não, mas esse ritmo é de enlouquecer.

Pretendo daqui pra frente voltar a postar textos meus, sobre assuntos diversos.
A novidade é que o tema os temas que serão frequentes daqui pra frente são: Coaching - se Deus e o Homero quiserem - e psicanálise - se o limite do meu cartão quiser!

É, gente, eu sou gulosa. Tenho uma fome insaciável pelo conhecimento, essa fonte de vida e liberdade. Esse saboroso alimento da alma.

Por isso, mudei um pouco meus planos. Ia estudar Gestão e Coaching no Uniceub.
Mas de repente, surgiu um encantamento pela proposta do Coaching e percebi que deveria mudar a direção.
Já o estudo da psicanálise, é uma recente descoberta. Acho que no fundo, sempre tive um pé lá.. mas esse "lá" eu não sabia bem definir e nem aonde era exatamente. Então, em um belo dia de sol, descobri que isso tinha muuuuito, mas muuuuuiito a ver comigo.
Então, não pensei muito. Agi.
Portanto, você está lendo o blog de uma futura psicanalista - de uma psicanalista em potencial.

Sempre tive muitas duvidas sobre o que queria ser quando crescer. E essas duvidas me atormentaram durante muitos anos.
Aprecio muito as profissões da área de humanas, mas até pouco tempo, nunca tinha passado pela minha cabeça estudar a psicanálise para atuar como profissional da área. É claro que o assunto sempre me chamou a atenção, assim como a psicologia. Mas eu nem sabia direito a diferença entre um psicólogo e um psicanalista.

Então, vamos lá:
Fonte: Wikipédia

Psicologia (do grego "psique", "alma", "mente" e "palavra", "razão" ou "estudo") "é a ciência que estuda o comportamento (tudo o que organismo faz) e os processos mentais (experiências subjetivas inferidas através do comportamento)". O principal foco da psicologia se encontra no indivíduo, em geral humano, mas o estudo do comportamento animal para fins de pesquisa e correlação, na área da psicologia comparada, também desempenha um papel importante.

Psicanálise é um campo clínico e de investigação teórica da psique humana independente da psicologia, embora também inserido nesta. Se propõe à compreensão e análise do homem, compreendido enquanto sujeito do inconsciente e abrange três áreas:
  1. um método de investigação da mente e seu funcionamento;
  2. um sistema teórico sobre a vivência e o comportamento humano;
  3. um método de tratamento psicoterapêutico.
Em linguagem mais própria, no entanto, psicologia refere-se à ciência que estuda o comportamento e os processos mentais, psicoterapia ao uso clínico do conhecimento obtido por ela - ou seja, ao trabalho terapêutico baseado no corpo teórico da psicologia como um todo - e psicanálise refere-se à forma de psicoterapia baseada nas teorias oriundas do trabalho de Sigmund Freud; psicanálise é, assim, um termo mais específico, sendo uma entre muitas outras formas de psicoterapia.


Então, deu pra entender?
A psicologia também é interessante. Entretanto, as teorias psicanalistas são fabulosas.

Além dessa pós, que iniciarei em algumas semanas, pretendo fazer a formação em coaching.
O coaching também tem uma proposta muito interessante, pois atua no processo de desenvolvimento de um indivíduo.
A diferença é que uma vai lá fundo e trata as causas e a outra atua de forma mais motivacional.
Contudo, o que posso deduzir é que embora não acredite na possibilidade de uma pessoa fazer um trabalho simultâneo de psicanálise e coaching com o mesmo profissional (ainda não sei se é possível), acredito que as duas áreas sejam complemento uma da outra.

Agora basta ajoelhar e orar para ver se o dinheiro da da pagar!!! 

Bom, gente, por hoje é só.
Vou inaugurar a nova página, só com ditos populares que ouço por aí.