sábado, 8 de outubro de 2011

Planejamento estratégico

  Quase tudo na vida requer planejamento prévio. Especialmente no campo das organizações é necessário dedicar-se ao planejamento das ações futuras.

O objetivo em realizar o planejamento dentro das organizações é o de obter, obviamente, o melhor resultado possível, através da antecipação das ações necessárias para alcançar as finalidades organizacionais. Afinal, o crescimento não depende de sorte.

Entretanto, realizar apenas o planejamento das ações não é o suficiente para quem deseja ter vantagem competitiva. É necessário mais que isso. É necessário planejar estrategicamente para chegar antes do concorrente no objetivo, antecipando fatores que podem colaborar ou prejudicar os processos da organização e assim tirar vantagens maximizando resultados positivos e utilizando menos recursos.

Administrar é um processo que requer além do planejamento, a organização, o controle, a coordenação e o comando. Todavia, todas essas partes do processo dependem uma da outra para se completarem, ou seja, para haver um planejamento efetivo, é necessário que as demais partes do processo de administrar sejam também realizadas, ou será um processo incompleto e insuficiente.

Como poderá, por exemplo, uma organização, realizar um planejamento estratégico se não consegue organizar seus recursos ou coordenar seu pessoal e suas ações? 

Sendo assim, deve-se ter em mente que o planejamento estratégico exige da organização que haja um processo redondo de administração dos recursos. Além disso, é necessário que tenha de forma clara quais são os objetivos e a razão de existir. Assim, é possível estabelecer as metas que nortearão a tomada de decisões.

O que diferencia um planejamento qualquer de um planejamento estratégico é a particularidade do negócio. Não pode haver um plano que sirva para todas as organizações da mesma maneira, pois cada uma possui peculiaridades que diferenciam as necessidades e percursos a serem percorridos. Dessa maneira, faz-se necessário o investimento em planejamento estratégico como ação de maior eficiência para atingimento dos resultados, uma vez que direciona os membros da organização  e mobiliza os recursos para o mesmo objetivo.

Por isso, o planejamento estratégico é uma das mais importantes funções administrativas, pois define ações táticas com diretrizes peculiares, vislumbrando uma situação futura não apenas aonde quer chegar, mas “por onde se pretende ir”.

O planejamento estratégico, como metodologia gerencial, visa antecipar situações futuras para melhor adaptar-se às mudanças que são inevitáveis no contexto de mercado. Quanto maior a capacidade de atentar-se a essas mudanças, maior é a possibilidade de adaptações e de ações estratégicas. Ou seja, quanto maior a visão, maior a antecipação, evitando a cultura de apagar incêndios. 

Para isso é necessário que se realize a análise do ambiente, tanto interno, como  a situação da empresa, seus recursos, potencialidades, objetivos e metas, como também os externos, como o mercado, concorrentes, clientes, tendências de mercados e demais fatores que influenciam de alguma maneira a organização, como a economia, por exemplo, leis ou políticas governamentais.

Após ter consciência dos fatores que definem e influenciam ou podem influenciar a organização, ou seja, de fazer o diagnóstico, é possível prosseguir para a fase da definição da visão e missão da empresa. Pois se já se sabe onde está, é preciso saber também aonde se quer chegar.

Quando já se sabe onde está e aonde se quer chegar, é mais fácil elaborar um plano estratégico para definição do que fazer. E antes de tomar qualquer ação, é importante já ter pensado nas possíveis consequências das ações que serão tomadas, pois assim será possível evitar as consequências indesejadas.

Vem, então, a fase da implementação e controle das ações para concluir o ciclo que recomeça constantemente e infinitamente, pois sempre haverá novas situações e oportunidades que requererão novos planos.

É importante ressaltar que o processo de planejamento estratégico também deve ser realizado em três níveis: O estratégico, elaborado com base nas metas da alta gerência, o tático pela média gerência ou pelo nível hierárquico que segue abaixo da alta gerência, aplicando-se a departamentos específicos e o operacional, que é a parte da formalização dos planos, metas e ações, normalmente realizadas pelos baixos níveis de gerência.

Atuando nesses três segmentos estrategicamente, a organização aumenta as possibilidades de sucesso e consequentemente promove o desenvolvimento da organização.